UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOLOGIA VEGETAL
DISCIPLINA: Introdução à Limnologia e Oceanografia
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG09-12237
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

EMENTA:

Considerações históricas e a limnologia e oceanografia na sociedade moderna. Gênese dos ecossistemas lacustres. Geografia e geomorfologia dos oceanos. Estrutura abiótica: propriedades físicas e químicas da água; radiação (luz e temperatura); ciclos biogeoquímicos (O, C, N, P, S, Si e principais cátions e ânions, elementos traços); mares, circulação e movimento de massas d´água. Estrutura biótica: produtores primários (fitoplâncton, perifiton e macrófitas), zooplâncton, comunidade bentônica e nécton. Análise de comunidades, teia trófica e biodiversidade. Etapas do metabolismo nos ambientes aquáticos: produção, consumo e decomposição. Eutrofização, sobrepesca, manejo e recuperação de ecossistemas aquáticos continentais e marinhos.



METODOLOGIA: Aulas expositivas com recursos audio-visuais e didáticos; aulas práticas no laboratório e em campo através de excursões científicas e visitas a instituições. As atividades de campo visam a observação e coleta de amostras para processamento no laboratório visando a elaboração do projeto final. Importante considerar a relação de 15 alunos para 1 professor para as atividades de campo.



AVALIAçãO: Será realizada mediante avaliações escritas, relatórios de atividades práticas no laboratório e projeto final.



OBJETIVO(S):

Fornecer ao aluno conhecimentos básicos da estrutura e função dos ecossistemas aquáticos continentais e marinhos. Capacitar os alunos a reconhecerem os eventos que alteram o funcionamento das comunidades biológicas nos ecossistemas aquáticos. Analisar a importância e estado atual de uso e conservação dos recursos hídricos e marinhos. Identificar alterações antrópicas nestes ambientes e soluções.

TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

Allan, D. J. 1995. Stream Ecology: Structure and Function of Running Waters. Chapman et Hall, London.

Downes, B. J., L. A. Barmuta, P. G. Fairweather, D. P. Faith, M. J. Keogh, P. S. Lake, B. D. Mapstone, and G. P. Quinn. 2002. Monitoring Ecological Impacts. Cambridge University Press, Cambridge, UK.

Esteves, F. A. 1998. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro, Interciência/FINEP. 2ª ed. 602 p.

Henry, R. 1999. Ecologia de reservatórios: estrutura, função e aspectos sociais. FUNDIBIO: FAPESP, Botucatu, SP.

Horne, A. J. et Goldman, C. R. 1994. Limnology. New York, McGraw-Hill International Editions, 2nd ed., 576 p.

Kalff, J. 2002. Limnology: inland water ecosystems. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall.

Margalef, R. 1983. Limnologia. Barcelona, Omega. 1010p.

Nybakken, J.W. et Bertness, M.D. 2004. Marine Biology: An Ecological Approach 6a Ed. Benjamin Cummings, Menlo Park, 592p.

Pereira, R.C., Soares-Gomes, A. (Eds) 2009. Biologia marinha. Rio de Janeiro, Interciência, 2ª Ed., 631p

Rebouças, A.C.; Braga, B. et Tundisi, J.G. (Eds) 2006. águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo, Escrituras Editora. 3ª Ed. 748p.

Roland, F.; Cesar, D. et Marinho, M.M. (Eds) 2005. Lições de Limnologia. São Carlos, RiMa Editora. 532p.