UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOLOGIA VEGETAL
DISCIPLINA: Biologia e Sistemática de Algas, Briófitas e Fungos
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG09-12226
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Laboratório1 2 30
TOTAL 4 5 75

EMENTA:

I- Algas: Ocorrência; morfologia geral; aspectos econômicos e biológicos; atual posição taxonômica dos diferentes grupos de algas. Principais grupos: Cianobactérias, Euglenophyta, Dinophyta, Heterokontophyta (Bacillariophyceae, Phaeophyceae), Chlorophyta e Rhodophyta) sob enfoques gerais de organização, reprodução, classificação e filogenia.

II- Fungos: Ocorrência e distribuição; organização do sistema vegetativo e reprodutor, assexuado e sexuado, modo de vida e de disseminação; importância econômica. Atual posição taxonômica dos diferentes grupos de fungos (Chromista, Protista e Fungi); identificação e classificação dos grupos. Fungos Liquenizados (organização do talo vegetativo (morfologia externa e interna) e reprodutor, fotobiontes e micobiontes da associação; importância econômica.

III- Briófitas: Organização e morfologia externa e interna do gametófito e do esporófito; ciclo reprodutivo; tendências evolutivas. Posição taxonômica das Briófitas no Reino Vegetal; identificação dos principais grupos.



Metodologia: Aulas expositivas com recursos audio-visuais e didáticos; aulas práticas no laboratório e em campo através de excursões científicas e visitas a instituições. As atividades de campo visam a observação dos organismos no ambiente natural e coleta de amostras para processamento no laboratório visando a elaboração do projeto final. Importante considerar a relação de 15 alunos para 1 professor para as atividades de campo.



Avaliação: Será realizada mediante avaliações escritas, relatórios de atividades práticas no laboratório, apresentação de seminários e projeto final.



OBJETIVO(S):

Fornecer um panorama amplo, básico e atualizado da classificação dos organismos dos reinos Monera e Protista fotossintetizantes, Plantae e Fungi, com ênfase na conceituação e critérios taxonômicos, caracterização vegetativa e reprodutiva. Descrever as tendências evolutivas gerais e de grupos taxonômicos em níveis superiores (Divisão, classe e subclasse), com base em critérios da morfologia vegetativa e da reprodução, citológicos e bioquímicos. Abrir perspectivas para temas de áreas da fisiologia, biologia, ecologia e recursos econômicos.


BIBLIOGRAFIA:

ALEXOPOULOS, C.J. et MIMS, C.E. 1996. Introductory mycology. (4. ed.) John Wiley et Sons, Inc. New York.

CONRAD, H.S. et READFERN, P.L. 1979. How to know the Mosses and Liverworts (2ª ed.) Pictured key Nature Series, 302 p.

DUARTE SILVEIRA, V. 1995. MICOLOGIA (5ª ed.) âmbito Cultural Editora LDTA, Rio de Janeiro, 332 p.

GUERREIRO, R.T. et BORGES DA SILVEIRA, R.M. 1996. ´Glossário Ilustrado Fungos. Termos e Conceitos Aplicados Micologia´ Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 93 p.

GLIME, J.M. 2007. Bryophyte Ecology. Volume 1. Physiological Ecology. Ebook sponsored by Michigan Technological University and the International Association of Bryologists. http://www.bryoecol.mtu.edu/.

GOFFINET, B. et SHAW, A.J. 2009. Bryophyte Biology. Cambridge Univ. Press. São Paulo. 565p.

HALE, M.E. 1983. ´The Biology of Lichens´. 3ª ed. Edwards Arnold, 190 p.

LEE, R.E. 2008. Phycology. (4a ed.) Cambridge University Press, Cambridge. 547p.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F. et EICHORN, S. E. Biologia vegetal. 7a. ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A. 2007.

REVIERS B. 2006. Biologia e Filogenia das Algas. Editora Artmed. 280p.

SHOFIELD, W.B. 1985. Introduction to Bryology. Macmillan Publishin Company, 431 p.