UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE BIOQUIMICA
DISCIPLINA: Enzimologia
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG05-12198
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

EMENTA:

1- LIGAçõES PEPTíDICAS E ESTRUTURA DAS ENZIMAS: Os grupamentos alfa-amino e alfa-carboxila, ligações peptídicas (amídicas), cadeias polipeptídicas e proteínas, a sequência de aminoácidos e a estrutura tridimensional das enzimas. Desnaturação de enzimas.

2 - SíTIO ATIVO E CATáLISE: Os grupamentos dos aminoácidos como reagentes no processo de catálise. Especificidade do sítio ativo e das enzimas. Energia de ativação de uma reação. Processos enzimáticos que permitem reações com menor energia de ativação. Energia livre de Gibbs e razão produto/substrato.

3 - AS BASES DA AçãO CATALíTICA: Catálise ácido-básica, catálise covalente, catálise por íons metálicos, catálise eletrostática, efeito da proximidade e da orientação das moléculas sobre a catálise, catálise por ligação preferencial do estado de transição. Lisozimas. As catálises das serino-enzimas. Zimogênios.

4 - CINéTICA DAS REAçõES NãO CATALISADAS: Lei de ação das massas, constante de velocidade específica, conceito de velocidade média, velocidade e estequiometria, efeito da concentração dos reagentes na velocidade, ordem de reação.

5 - VELOCIDADE DAS REAçõES ENZIMáTICAS: Utilidade da cinética enzimática, modelo cinético unirreacional (um substrato), velocidade inicial máxima, abordagem do equilíbrio rápido, abordagem do equilíbrio dinâmico, a equação de Michaelis e Menten.

6 - MéTODOS PARA ESTUDAR CINéTICA ENZIMáTICA: Conceito de Km, Ks e kcat, a importância da concentração da enzima para reação enzimática, métodos gráficos de cinética enzimática.

7 - INIBIçãO DAS ENZIMAS: Modelos reacionais, o método de Haldane de dedução de equações da cinética enzimática, inibição competitiva, inibição não competitiva, inibição acompetitiva, inibição mista.

8 - REGULAçãO INTRACELULAR DA ATIVIDADE ENZIMáTICA: Compartimentalização química, regulação intracelular da quantidade de uma enzima, regulação por modificação covalente, regulação alostérica da catálise.

9 - ENZIMAS EM BIOTECNOLOGIA: A biologia molecular na produção de enzimas, produção de alimentos e bebidas, produção de etanol, produção de medicamentos, enzimas no processamento de fibras, enzimas e meio ambiente.



OBJETIVO(S):

Apresentar aos alunos a relação entre a estrutura e a função catalítica das proteínas. Tornar os alunos capazes de compreender o processo das reações catalisadas pelas enzimas presentes nos organismos vivos. Instruir os alunos sobre a regulação da atividade das enzimas para que possam conhecer os eventos bioquímicos pelos quais nutrientes e metabólitos transformam-se uns nos outros nas vias metabólicas.

PRÉ-REQUISITO 1:

IBRAG05-12138 Bioquímica (Metabolismo)
PRÉ-REQUISITO 2:

IBRAG05-12199 Físico - Química Biológica
TRAVA:

80 créditos (Ciências Biológicas - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

- Brown T. L., LeMay Jr. H. E., Bursten B. E., Burdge J. R. Química - A Ciência Central (9ª ed.). Pearson Prentice Hall (Pearson Education do Brasil, São Paulo).

- Champe P. C., Harvey R. A., Ferrier D. R. Bioquímica Ilustrada (4ª ed.). Artmed, 2009.

- Segel I. H. Bioquímica: Teoria e Problemas. Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., Rio de Janeiro, 1979. Tradução de ´Biochemical Calculations´ (2nd ed.) por John Wiley et Sons, 1976.

- Murray R.K., Granner D.K., Rodwell V.W. Harper Bioquímica Ilustrada (27ª Edição), MacGraw Hill, 2007.

- Donald Voet and Judith Voet. Biochemistry (4th ed.). John Wiley et Sons, 2010.

- Coelho M. A. Z., Salgado A. M., Ribeiro B. D. Tecnologia Enzimática, EPUB (Editora de Publicações Biomédicas, 2008.