UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG12-12168
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

1. Sociedade atual e sustentabilidade

1.1. Contexto socioambiental atual

1.2. Perspectivas para o futuro: a sustentabilidade como meta

2. Ambiente e Educação Ambiental

2.1. Conceituando Ambiente

2.2. Ambiente, Educação Ambiental e as conservações internacionais

2.3. Educação Ambiental: histórico, conceituações e diferentes abordagens

2.4. Políticas e Programas Nacionais e Estaduais de Educação Ambiental

2.5. Ambiente, transversalidade e interdisciplinaridade

2.6. A Educação Ambiental em espaços formais e não formais

3. Educação Ambiental e os patrimônios naturais e socioculturais

3.1. Educação Ambiental em unidades de conservação

3.2. A Educação Ambiental em diferentes territórios

3.3. Conflitos socioambientais e a Educação Ambiental

4. Projetos de pesquisa e de intervenção em Educação Ambiental

4.1. A pesquisa em Educação Ambiental

4.2. Elaboração de projetos de intervenção/planos de ação em Educação Ambiental

4.3. Técnicas, materiais e metodologias para o desenvolvimento de projetos e ações em Educação Ambiental.



Metodologia

A disciplina será ministrada de forma participativa por meio de (a):

Aulas expositivas;

Atividades práticas (trabalhos de pesquisa individuais e em grupo, jogos didáticos, dinâmicas de grupo, uso de trilhas interpretativas etc.)

Visitas a diferentes espaços educativos (museus, ´Salas Verdes´, centros de Educação Ambiental em Unidades de Conservação etc.)

Entrevistas e palestras com especialistas da área;

Elaboração de projetos.



Avaliação

Os estudantes serão avaliados em função da participação e do interesse demonstrado durante as aulas e por meio da:

Apresentação de seminários;

Elaboração de relatórios de visitas, de projetos de pesquisa e de propostas de intervenção.


OBJETIVO(S):

Proporcionar aos estudantes uma formação inicial (teórica e prática) que os qualifiquem para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de intervenção em Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino;

Apresentar e debater conceitos estruturantes da área: ambiente, Educação Ambiental, sustentabilidade, Agenda 21, conflitos socioambientais, transversalidade, interdisciplinaridade etc.

Promover o enraizamento da Educação Ambiental.



BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. ProNEA. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de educação Ambiental: Ministério do meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: 2005.

_______ SECRETARIA DE EDUCAçãO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde (Temas Transversais). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

CADEI, M. S. (Org.). Educação Ambiental e Agenda 21 escolar: formando elos de cidadania: livro do professor. 2º ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2010.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. Rio de Janeiro: Gaia, 2004.

GUIMARãES, Mauro. Caminhos da Educação Ambiental. Da forma à ação. Campinas: Papirus, 2006.

LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. et AL Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidades de Conservação. 3º ed. (revisada e atualizada). Rio de Janeiro: IBAMA, 2008.

LAUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental: São Paulo: Cortez, 2006.

QUINTAS, José da Silva (org.). Pensando e praticando a educação na gestão do meio ambiente. Brasília: IBAMA, 2000.

Trajber. Rachel, MELLO, Soraia Silva de (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas de educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.