UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ZOOLOGIA
DISCIPLINA: Paleontologia dos Vertebrados
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG11-12163
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Noções básicas de Geologia; Fundamentos de Estratigrafia; Reconhecimento de estruturas sedimentares

Tempo Geológico; Ambientes de sedimentação (antigos e atuais)

Processos de fossilização; Identificação dos tipos de fossilização; Tafonomia

Noções de Classificação Biológica

Extinções - causas e efeitos

Técnicas de preparação de vertebrados fósseis: preparação mecânica, preparação química, moldes e réplicas

Protocordados

Origem, filogenia e classificação dos vertebrados; agnatas do Paleozóico; agnatas atuais; origem das maxilas; os primeiros peixes

Características gerais e filogenia dos Gnathostomata (Placodermi, Acanthodii, Chondrichthyes e Osteichthyes)

Distribuição dos vertebrados fósseis nas diversas bacias sedimentares brasileiras

Origem dos tetrápodas

Características gerais e filogenia dos anfíbios

Evolução dos répteis. Dinosauria. Origem e evolução das aves

Origem, evolução e filogenia dos mamíferos

Origem e evolução do homem; presença do homem na América

Metodologia:

Aulas expositivas, discussão de textos, estudo dirigido, aulas práticas, atividades de laboratório, trabalho de campo.

Avaliação:

Apresentação de seminários, relatório do trabalho de campo, participação na discussão de textos



OBJETIVO(S):

Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de:

relacionar e discutir as hipóteses de origem e evolução dos vertebrados num contexto cladístico;

apontar as principais ocorrências no Brasil;

identificar os diferentes processos de fossilização;

interpretar a presença dos fósseis num contexto paleoambiental segundo as bases atuais da Tafonomia;

reconhecer as causas e efeitos das extinções e discutir a diferença entre extinção e pseudoextinção.




BIBLIOGRAFIA:

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