UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA FÍSICA
DISCIPLINA: Ensino a distância em Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG01-12038
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia EAD (versão 1)
IGEOG - Geografia EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A modalidade de Educação a Distância: origem e fundamentos; Panorama geral das políticas públicas em EAD no Brasil; Escala/escopo e ambiente gestão on-line de aprendizagem (Plataformas Tecnológicas); Elaboração de materiais didáticos de Geografia para EAD; Acompanhamento e avaliação em EAD: avaliação formativa e somativa, diferenças da avaliação presencial; Características e implementação dos cursos de Geografia em EAD no Brasil.

OBJETIVO(S):

Discutir o ensino da Geografia à luz da modalidade de ensino a distância, considerando o emprego de novas tecnologias, o uso de ambiente gestão on-line de aprendizagem para o tratamento teórico e prático de conteúdos relacionados à ciência Geográfica.


BIBLIOGRAFIA:

Belloni, Maria Luiza. Educação a Distância, Campinas, Editora Autores Associados, 1999.

Gutiérrez, Francisco et Prieto, Daniel. A Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 1999.

Pires, Hindenburgo Francisco. Universidade, Políticas Públicas e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância, Revista Advir Nº 14, Rio de Janeiro, pp.22-30, 2001.

Preti, Oreste (org.) Educação a Distância: UFMT, Editora Plano, 2000.

Silva, Marco. Sala de Aula Interativa, Rio de Janeiro, Quartet, 2000.