UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM
DISCIPLINA: Sub-Área I A - Educação em Enfermagem
CARGA HORÁRIA: 105 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ENF01-00120
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaENF - Enfermagem (versão 3)
ENF - Enfermagem (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0345
Prática/
Trabalho de Campo
0460
TOTAL 0 7 105

EMENTA:

Relação Educacional e Sociedade. Concepções pedagógicas, suas finalidades e implicações na Educação brasileira. Processo ensino - aprendizagem - metodologia de ensino. Estruturas curriculares e integração ensino - serviço - comunidade. Elementos da avaliação da aprendizagem, seu papel e implicações. Etapas da prática pedagógica e seus elementos, aplicando em atividades de educação e saúde.

OBJETIVO(S):

Compreender Educação como prática social determinada, expressa no processo de ensino - aprendizagem, realizada através das práticas pedagógicas concretamente situadas, integrante da dimensão educativa do perfil profissional do Enfermeiro.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MINISTéRIO DA SAúDE. Capacitação Pedagógica para Instrutor / Supervisor - área de Saúde.1989.

CANDAU, B. M. A Didática em Questão, Petrópolis: Vozes, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990.

___________. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

___________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

___________. Por nova Pedagogia da Pergunta. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1985.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré - escola à Universidade. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1995.

___________. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtiva. 18ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1995.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 Coleção Magistério de 2ª grau, série formação do professor ).

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proporções. 3ª ed., São Paulo:

Cortez, 1996.

____________.Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992 (Coleção Magistério de 2ª grau, série formação do professor ).

MOREIRA, Antonio Flávio. Currículo, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1991.

VEIGA, Ilma Pessoa A. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1991.