UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Elementos de linguagem gráfica e imagem digital em arte
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-11916
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva DefinidaART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

Apresentação dos conceitos básicos da linguagem e das estruturas gráficas; fundamentos de cor e técnicas de apresentação e de acabamento, com a finalidade de aplicações artísticas e formulação de projetos artísticos em meio digital. Reflexão sobre o papel das imagens de alta definição, produzidas por novas tecnologias, no panorama artístico contemporâneo.

OBJETIVO(S):

Apresentar os conceitos básicos da linguagem e das estruturas gráficas; fundamentos de cor e técnicas de apresentação e de acabamento, com a finalidade da aplicação em produtos artísticos e formulação de projetos artísticos em meio digital. O curso deve ter como metodologia aulas teóricas e práticas em laboratório, onde serão colocadas em ação o uso de tecnologias digitais para produção gráfica e manipulação de imagens. A aquisição de alguma instrumentalização nesses meios será necessariamente simultânea à reflexo sobre a imagem, sua ontologia e as relações entre as imagens produzidas por tecnologias digitais e o campo da arte.


BIBLIOGRAFIA:

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1996.

BARBUTO, Cláudio (ed.) Tecnologia da Informação para todos; São Paulo: De, 2002.

LUPTON, Ellen, MILLER, J. Abbott (orgs.) ABC da Bauhaus. São Paulo: CosacetNaify, 2009.

MARTIN-BARRETO, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

OLIVEIRA, Marina. Produção Gráfica pra Designers; Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

RUSH, Michael. Novas mídeas na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.