UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO POLITÉCNICO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECANICA E ENERGIA
DISCIPLINA: Gerência de Projetos - R
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IPRJ02-11890
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIPRJ - Engenharia (versão 2) Engenharia Mecânica
IPRJ - Engenharia (versão 2) Engenharia Mecânica Energia Nuclear
IPRJ - Engenharia (versão 2) Engenharia Mecânica Materiais
IPRJ - Engenharia (versão 2) Engenharia Mecânica Petróleo e Gás
IPRJ - Engenharia (versão 2) Engenharia Mecânica Termofluidodinâmica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O surgimento das teorias e a criação da ciência da Administração; Pensadores, empresas que marcaram a história; Grandes empreendedores de Administração; O processo administrativo; O papel do gestor contemporâneo; O gestor líder e o seu papel junto ao desempenho das organizações; Habilidades exigidas para o gerenciamento das organizações; Modismos, tendências empresariais; As mudanças ambientais; O processo de quebra de paradigmas e as empresas que conseguiram mudar a história e o panorama empresarial; A globalização e o mundo empresarial; Casos de gerenciamento de sucesso; O que fazem as melhores empresas; Características que levam à excelência; A natureza dos negócios de alto desempenho.

OBJETIVO(S):

Transmitir aos(às) alunos(as) problemas decorrentes da atividade empresarial e industrial. Desenvolvimento histórico da administração, a gestão empresarial, o novo contexto em que as empresas operam, as áreas funcionais e os seus subsistemas, empresas de excelência.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IPRJ02-07627 Estudo de Casos Empresariais
IPRJ03-07660 Seminário de Temas Contemporâneos V
 
BIBLIOGRAFIA:

T.F. Wallace, A Estratégia Voltada para o Cliente: Vencendo Através da Excelência. Ed.Campus, 1994.

E. Gomes, Inteligência Competitiva: Como Transformar Informação em um Negócio Lucrativo. Ed Campus, 2001.

R. Ricci, Conhecendo o Sistema de Qualidade Automotiva, Ed. Qualitymark, 1996.