UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: Estágio Específico V - Psicologia nas Instituições Escolares
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI02-11837
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Desenvolvimento de estratégias de ação junto às instituições de formação.

OBJETIVO(S):

Possibilitar ao futuro psicólogo a constituição de estratégias de intervenção nas instituições de formação.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N. et GARCIA, R. L. (1998) (Orgs). O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DPetA.

AQUINO, J. G. (1996) (Org.). Indisciplina na escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.

ATHAYDE, M. et al (2001) (Org.). Trabalhar na Escola? Só inventando o prazer. Rio de Janeiro: IPUB.

BASTOS, J. B. (2001) (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DPetA: SEPE.

BAREMBLITT, G. (1992) Compêndio de análise institucional e outras correntes. Teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.

BOCK, A. M. B. et al (2001) (Org.). Psicologia sócio-histórica. Uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez.

CASTRO, L. R. (1998) (Org.). Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau.

CONTINI, M. L. , KOLLER, S. H. et BARROS, M. N. (2002) (Orgs.). Adolescência e Psicologia. Concepções, práticas e reflexões críticas. Brasília: CFP.

CRUZ NETO, O., MOREIRA, M. et SUCENA, L. F. M. (2001) (Orgs.). Nem soldados, nem inocentes. Juventude e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fiocruz.

GUARESCHI, P. et al. (1998) (Org.). Psicologia Social Contemporânea. 3ed. Petrópolis: Vozes.

MACIEL, I. (2001) (Org.) Psicologia e Educação: novos caminhos para a formação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

PROENçA, M. et MACHADO, A. M.(1997) (Orgs.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. Casa do Psicólogo: São Paulo.

SAIDON, O. et KAMKHAGI, V.R. (1987) (Orgs.) A análise institucional no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo.