UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Estágio Específico IV - Psicopedagogia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: PSI04-11559
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Frequencia
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Fundamentos práticos da psicopedagogia, configuração clínica e preventiva da intervenção psicopedagógica, discussão sobre psicopedagogia institucional, escolar, e código de ética do psicopedagogo, diagnostico psicopedagógico, a operacionalização, o jogo e o grafismo no tratamento psicopedagógico. Intervenção em escolas para orientação de professores. Pesquisa dos problemas de aprendizagem mais comuns observados nos anos de escola fundamental .

OBJETIVO(S):

Capacitar o estagiário para atuar em busca de soluções para a difícil questão da dificuldade de aprendizagem, em geral , e em casos de bloqueio da aprendizagem provocados por violências familiar, sexual, urbana e escolar.

Orientar o estagiário para a formação preventiva e clínica que impedem a aprendizagem.



PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

BARONE, L. M.C. De ler o desejo ao desejo de ler: uma leitura de olhar psicopedagógico. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 1993.



APAP, G. A construção dos saberes e da cidadania: da escola à cidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.



NEMIROVSKY, M. O ensino da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2002.



GRACIA, R. O conhecimento em construção: das formulações de J. Piaget à teoria dos sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.



SCOZ ET ALLI - Psicopedagogia - Contextualização, formação atuação profissional. Porto Alegre. Artes Médicas, 1992