UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicogênese da Língua Escrita
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11514
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Ensino e aprendizagem: Diferentes concepções; o erro do ponto de vista construtivista; A escrita: um bem cultural; A leitura: Decodificação e compreensão; Psicologia: prevenção, diagnóstico e atendimento.

OBJETIVO(S):

Possibilitar reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita a partir de distintas contribuições das teorias cognitivas e suas implicações para a atuação do psicólogo.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

E. FERREIRO E A. TEBEROSKY PSICOGêNESE DA LINGUA ESCRITA. Artmed, 1999.

E. FERREIRO REFLEXõES SOBRE ALFABETIZAçãO. Cortez/ Autores Associados 1997.

M. SOARES LETRAMENTO: UM TEMA EM TRêS GêNEROS. Autêntica, 1998.

E. FERREIRO ALFABETIZAçãO EM PROCESSO. Cortez, 2004.

I. SOLé ESTRATéGIAS DE LEITURA. Artmed, 1998.

ANGELO PAIVA DIONíSIO(ORG.) GêNEROS TEXTUAIS et ENSINO. Editora Lucerna, 2005.

ANGELA KLEIMAN TEXTO E LEITOR. Pontes, 1992.

BRUNO BETTELHEIM E K. ZELAN PSICANáLISE DA ALFABETIZAçãO. Artmed, 1992.

A. TEBEROSKY PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM ESCRITA. Vozes, 1989.