UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicologia e Inteligência
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11509
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Discussão do conceito de inteligência: O fator ´G´, os fatores de grupo, os conceitos de inteligência fluida e cristalizada, as inteligências múltiplas. Inteligência e aprendizagem. Teorias da inteligência. As medidas da inteligência. Altas Habilidades e déficits de inteligência. Inteligência artificial.

OBJETIVO(S):

Aprofundar o conhecimento e a discussão acerca dos processos perceptivos e atentivos. Aplicações do conhecimento a diferentes áreas.

Evidenciar o conceito de inteligência, inteligências múltiplas e aprendizagem e caracterizar as medidas da inteligência.



PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, L. S. (1988) - Teorias da inteligência. Porto: Jornal de Psicologia.

FERNALD, D. (1997) - Psychology. New Jersey: Prentice Hall.

GARDNER, H. (1994) - Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas.

GARDNER, H.; KORNHABER, M. L. et WAKE, W. K. (1998) - Inteligência: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas.

GARDNER, H. (1999) - Mentes Extraordinárias. Rio de Janeiro: Editora Rocco.

NEISSER, U.; BOODOO, G.; BOUCHARD JR., T. J.; BOUKIN, A. W.; BRODY, N. ; CECI, S. J.; HALPERN, D. F.; LCHIN, J. C.; PERLOFF, R.; STERNBERG, R. J. et URBINA, S. (1996) - Intelligence: Knowns and Unknowns, American Psychologist. February, vol. 51, Nº 2, 77-101.

METTRAU, M.B. (Org.) (2000) - Inteligência humana: Patrimônio social. Rio de Janeiro: Dunya.

RICHARDSON, K. (1991). Compreender a inteligência. Lisboa. Portugal: Instituto Piaget.

STERNBERG, R. J. (1997) - Successful intelligence. New York: Plume.