UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicologia e Deficiência
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: PSI04-11497
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaPSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Psicologia, sociedade e deficiência. Evolução histórica e os aspectos psico-socias da deficiência. Preconceito, estigma, estereótipos e valores. Integração/inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. Intervenções psicológicas, avaliação, diagnostico, estimulação precoce. Orientação familiar, sexual educacional e laboral. Prevenção de deficiências na contemporaneidade. Contribuições das abordagens teóricas de Piaget Vygostsky, Wallon, Mannoni, Gfeuertein, Inhelder.

OBJETIVO(S):

Propiciar ao aluno uma visão abrangente de sala acumulnado sobre o individuo com deficiência, instrumentalizando-o através de aulas teóricas, leituras reflexivas e atividades praticas no sentido de prepará-lo, como profissional, para promover a inclusão social através das intervenções que se fizerem necessárias.

PRÉ-REQUISITO 1:

PSI03-11694 Estágio Básico
TRAVA:

72 créditos (Psicologia - versão 4)
84 créditos (Psicologia - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI03-02222 Psicologia do Excepcional I
 
BIBLIOGRAFIA:

Amaral, L.ª Pensar a diferença/deficiência. Brasília: Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994

Amiralian, M.L.T.M Psicologia do Excepcional, São Paulo: EPU, 1986.

Becker, E.Deficiência: alternativas de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

Beyer, H Inclusão e avaliação na escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.

Glat. R. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2003

Mantoan, M.T.E. Inclusão Escolar- o que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003

Mittler, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Pessoti, I. Deficiência mental: da supertição à ciência. São Paulo: Queiroz Editora, 1984.

Scliar, C. Educação e Exclusão: abordagem sócio-antropologicas em Educação Especial. Porto Alegre:Editora Mediação, 1997.

Revista Brasileira de Educação Especial/Universidade Estadual Paulista.

Revista Integração/MEC/SEE.

Revista sobre Desenvolvimento. Memmon. São Paulo.

Maud Mannoni - A CR. ATRASADA E A MãE - Lisboa; Moares Editores, 1981

APRENDER A APRENDER - a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: ARTMED, 1998.