UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Prática em Educação Física Escolar I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP02-11455
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Atividades de integração e socialização com enfoque lúdico. O jogo como recurso pedagógico de caráter interdisciplinar: pequenos e grandes jogos (ativos, moderados, calmos). Bases psicomotoras (lateralidade, estruturação e orientação espaço-temporal, equilíbrio, etc..) Contestes e estafetas - comportamentos e construções coletivas das regras. Elementos Básicos da Ginástica Artística (avião, rolo para frente, rolo para trás, vela, ponte, parada de dois e três apoios, estrelas e saltos). Programas de gincanas e atividades de buscas e descobertas.

OBJETIVO(S):

Instrumentalizar os educandos para a práxis pedagógica tomando por base a Cultura Corporal na ação-reflexão-ação em seu cotidiano escolar, com vista ao redimensionamento de uma prática docente comprometida com a melhoria da qualidade de ensino da Educação Física Escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Possibilitar a partir de uma análise crítica, utilizar a Educação Física Escolar como prática pedagógica de caráter interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Proporcionar oportunidades de desenvolver a prática metodológica integral dos conteúdos da Educação Física Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental; Fundamentar os educandos quanto aos princípios básicos da Educação Física Escolar, possibilitando uma prática educativa que promova o crescimento integral do aluno; Desenvolver uma consciência crítica em relação ao papel da Educação Física Escolar na construção de uma identidade pedagógica; Favorecer o entendimento da Cultural Corporal, inserida no ensino da Educação Física nos anos iniciais, possibilitando a compreensão de relações significativas e contribuindo para a formação de um sujeito participativo questionador e engajado em ações transformadoras.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP02-08899 Prática em Ed Física para Séries Iniciais do Ensino Fundamental
 
BIBLIOGRAFIA:

ABTIBOL,L.G.B:. Ginástica Olímpica. Rio de Janeiro: Ediouroi, 1980.

ANJOS,R.C: Da Heteronomia à Autonomia: uma abordagem desenvovimentista da formação de valores através do desporto escolar. Fiel, 2004.

FERREIRA, S.L:. Recreação jogos Recreação. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

FREIRE,J.B.F. : Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2002.

LE BOULCH,J.: A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

NETO R.F,: A Recreação na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

MAGILL, Richard: Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984.

PICCOLO, V. (org). Educação Física Escolar: ser...ou ter? Campinas: Unicamp, 1993.

ROMãO, J.E.: Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.