UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Turismo Rural
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-11442
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

1. Conceituando Turismo Rural; 2. Conceitos e categorias geográficos aplicados ao Turismo Rural; 3. Tipologias do Turismo Rural; 4. Infra-estrutura de hospedagem no Turismo Rural; 5. Turismo Rural e Patrimônio Natural e Cultural; 6. Planejamento e Gestão do Turismo Rural; 7. Turismo Rural no Brasil; 8. Turismo Rural no Estado do Rio de Janeiro; 9. Exemplos de roteiros do Turismo Rural (vinho - RS; colônia italiana - RS; café - RJ; Terê-Fri - RJ; Pantanal - MT).

OBJETIVO(S):

O desenvolvimento de atividades turísticas no espaço rural está associado ao processo de urbanização que ocorre na sociedade e no transbordamento do espaço urbano para o espaço rural e, neste sentido, ´novas´ formas de ocupação passaram a proliferar no campo. Entre elas são destacadas: conjunto de profissões tidas como urbanas (trabalhadores domésticos, mecânicos, secretárias etc); moradias de segunda residência; atividades de conservação; áreas de lazer (hotéis-fazenda, fazenda-hotel, pesque-pague etc).

Essas ´novas´ atividades demandaram um número crescente de pessoas para dar sustentação a expansão das atividades turísticas do espaço rural.

Destarte, os objetivos desta disciplina são: (a) propiciar a análise da problemática, temas, conceitos, modelos e técnicas básicas da análise geográfica da função turística, além de inquirir sobre as dimensões e necessidades espaciais do fenômeno turístico, como também discutir acerca dos efeitos do turismo sobre as realidades regionais e as paisagens geográficas; (b) analisar o turismo rural e, como ele vem desempenhando papel importante no processo de transformação desse espaço, como novas resignificações, além de conhecer as características das abordagens da produção familiar e suas estratégias de sobrevivência, sejam através de empregos agrícolas ou não-agrícolas.




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