UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Marketing Turístico
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS02-11440
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Antecedentes do marketing. Consumidor e cidadania. A atividade turística e suas características. Marketing de serviços e o turismo. O meio ambiente e o marketing turístico. O mercado turístico. O comportamento do consumidor-turista. O composto de marketing aplicado ao turismo. O produto turístico e a comunicação turística.

OBJETIVO(S):

Permitir ao aluno identificar a importância e o papel do marketing na sociedade atual. Perceber o turismo como serviço. Conceituação de marketing turístico e os demais temas a ele agregados. Permitir ao aluno a análise I de ações de marketing, seus resultados e conseqüências sob uma perspectiva de responsabilidade social.


BIBLIOGRAFIA:

KOTLER, Philip, HAIDER, Donald, REIN, Irving, GERTNER, David. Marketing de lugares. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005.

KOTLER, Philip. Marketing essencial. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2004. :ARDO, Eduardo F. Marketing aplicado ao turismo. São Paulo: Editora Roca, 2003.

NIELSEN, Christian. Turismo e mídia: o papel da comunicação na atividade turística. São Paulo: Contexto, 2002.

PETROCCHI, Mario. Marketing para destinos turísticos: planejamento e gestão. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2009.

DIAS, Reynaldo, CASSAR. Maurício. Fundamentos do Marketing Turístico. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2004.