UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Sociologia e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-10963
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Principais correntes sociológicas e suas relações com o campo da educação.

Autores fundamentais na análise sociológica da educação.

A educação brasileira e os condicionantes macro e microsociais presentes no cotidiano escolar.

Perspectivas teóricas de projetos e programas no campo da educação.

Análise de experiências e de temas emergentes no campo da educação.



OBJETIVO(S):

Compreender as relações entre sociedade e educação à luz das principais correntes sociológicas.

Identificar alguns dos temas emergentes na análise sociológica da escola hoje.

Identificar as bases sociológicas da educação brasileira.

Analisar a educação brasileira à luz dos condicionamentos macro e micro sociais presentes no cotidiano escolar.

Investigar a escola como espaço sociocultural.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-09778 Sociologia e Educação II
 
BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. (1975). A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

DURKHEIN, émile. (1975). Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos.

FERNANDES, Florestan. (1966). Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominies/Edusp.

FORACCHI, M. M. e MARTINS, J. S. (1990). Sociologia e sociedade - literaturas de introdução à sociologia. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos.AZEVEDO, F. A educação e seus problemas. 3.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1953.

SILVA, T. T. (1992). O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas.

SPOSITO, Marilia Pontes e GALVãO, Izabel. ´A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência´. Revista Perspectiva. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, volume 22, n.2, 2004.