UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Ling Inglesa Instr p/Leitura na Ciência da Computação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE04-10866
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Ciência da Computação (versão 1)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O conhecimento de mundo como ponte para compreender textos escritos em língua inglesa; o conhecimento de diferentes gêneros e tipos de texto em língua materna para reconhecer textos com propósitos e organização textual semelhantes em língua estrangeira; diferentes estratégias de atribuição de significado a palavras desconhecidas; diferentes estratégias de leitura e de estudo; conhecimento lexical, gramatical e discursivo essencial à compreensão de textos em inglês com diferentes graus de dificuldade; utilização eficiente do dicionário.

OBJETIVO(S):

Desenvolver habilidades relevantes para compreensão leitora, com diversos objetivos e graus de detalhamento, de textos e gêneros em inglês, específicos da área de Ciência da Computação.


BIBLIOGRAFIA:

CELANI (org) Ensino de Segunda Língua - Redescobrindo as origens. São Paulo; EDUC, 1997.

DAVIES, F. Introducing Reading. London: Penguin, 1995.

DIDLEY-EVANS et ST JOHN. Developments in English for Specific Purposes. Cambridge: CUP, 1998.

GRELLET, F. Developing Reading Skills. Cambridge: CUP, 1981.

HUTCHINGSON et WATERS. English for Specific Purposes. Cambridge: CUP, 1987.

LEFFA, V. Aspectos da Leitura: uma perspective psicolinguística. Porto Alegre: Saggra- Luzzato, 1996.

THE COMPUTER JOURNAL. Oxford University Press.