UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INFORMATICA E CIENCIAS DA COMPUTACAO
DISCIPLINA: Computação Gráfica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME04-10842
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Ciência da Computação (versão 1)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Introdução à Computação Gráfica interativa: conceitos básicos e aplicações. Equipamentos gráficos: arquitetura básica e dispositivos de entrada e saída. Processos de formação de cores, sistemas de cores, dithering. Pacotes gráficos e suas padronizações. Programação gráfica passiva, algoritmo de rasterização de objetos bi-dimensionais. Programação gráfica interativa, métodos de entrada de dados, algoritmos de seleção. Processo de visualização, enquadramento e corte. Transformadas geométricas em 2D e 3D, projeções paralela e perspectiva. Noções de modelagem geométrica. Noções de realismo visual: tratamento de linhas escondidas, modelos de iluminação.

OBJETIVO(S):

Introduzir os principais modelos matemáticos e métodos computacionais utilizados para a manipulação de dados e imagens, permitindo assim que os alunos sejam capazes de desenvolver aplicações gráficas, tanto passivas quanto interativas.

TRAVA:

137 créditos (Informática e Tecn. Informaç - versão 3)
108 créditos (Ciência da Computação - versão 1)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME04-06001 Introdução à Computação Gráfica (p/curso inf)
 
BIBLIOGRAFIA:

-Jonas Gomes e Luiz Velho, ´Fundamentos da Computação Gráfica´, IMPA, 2003



-Eduardo Azevedo e Aura Conci, ´Computação Gráfica: Teoria e Prática´, Elsevier Editora.



-James Foley, Andries van Dam, Steve Feiner e John Hughes, ´Computer Graphics - Principles and Applicatinos´, Addison Wesley.



-Mason W., Jackie N., D. Tom e S., Dave, ´OpenGL Programming Guide´, Terceira Edição, Addison Wesley.