UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INFORMATICA E CIENCIAS DA COMPUTACAO
DISCIPLINA: Avaliação e Inovação em Tecnologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME04-10679
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Ciência da Computação (versão 1)
IME - Informática e Tecn. Informação (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Conceitos Básicos de Avaliação.

As funções da avaliação.

As condições de avaliar.

O perfil do avaliador.

Introdução aos métodos e técnicas de avaliação de desempenho, programas, projetos e instituição .

Desenvolvimento de caso prático através de um modelo de avaliação com base nos métodos e técnicas de avaliação de desempenho, programas, projetos e instituição, apresentados .

Perspectivas econômicas da Lei de Inovação.

Inovação como fator de competitividade.

PetD e inovação nas organizações. Inovação como parte do Planejamento Estratégico.

Gestão para a inovação. Criatividade: fundamentos teóricos. Postura empreendedora.

A Propriedade Intelectual - conceitos, deveres e direitos.

A formas de proteção do conhecimento.

A Propriedade Intelectual na empresa, no serviço público e na academia.

A Propriedade Intelectual como vantagem competitiva e valor agregado.



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

dentificar a nova visão da avaliação ;

aplicar as técnicas de avaliação quer institucional ou na gestão da tecnologia;

desenvolver modelos de avaliação quer institucional ou na gestão da tecnologia;

observar o seguimento da realidade de modo a desenvolver soluções inovadoras e competitivas para o cenário atual;

Identificar o capital intelectual, motiva-lo e orientar para a proteção do conhecimento nos seus diversos modelos, disseminado a cultura de propriedade e autoria.




BIBLIOGRAFIA:

Penna Firme,Thereza. Avaliação: Tendências e Tendenciosidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em educação. RJ, V1.n2.p;5-12Jan/mar.94.

Penna Firme,Thereza.Letichevsky, Ana Carolina. O Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação no sáculo XXI. Enfrentando o desafio da Meta-Avaliação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em educação. RJ, V10.n36.p;289-300Jul/set.2002.

Ludke,MarliE.D.André.Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. SP; EPU.86

DEMASI, D. A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a1950, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1999.

CHANDLER, A., Ensaios para uma Teoria Histórica da Grande Empresa, 5 ed.

Rio de Janeiro, FGV Editora, 1998.

CLEGG, B.; BIRCH, P., Criatividade, São Paulo, Makron Books, 2000.

Barbosa, Denis Borges. ´Uma Introdução à Propriedade Intelectual´. 2a. ed. LUMEN JURIS. 2003.

Basso, Maristela. ´O Direito Internacional da Propriedade Intelectual´. Livraria do Advogado. 2000.

Cerqueira, João da Gama.´Tratado da Propriedade Industrial´.Revista dos tribunais.Vol.1. 2ª edi.82.