UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Inglesa II - Comp. e Exp. Oral e Escrita
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE04-10108
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Compreensão oral e escrita: processos ascendente e descendente, contextualização, aspectos paralingüísticos, estratégias de compreensão, diferentes tipos de texto, compreensão fora da sala de aula.

Expressão oral: estratégias comunicativas, competências comunicativas, atividades comunicativas, projetos, linguagem corporal, prática controlada, interação autônoma, erros.

Expressão escrita: coesão e coerência, diferentes tipos de texto, atividades, escrita processual (Process writing).

Aspectos gerais: Motivação, o papel do erro, Inteligências Múltiplas, estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, análise de necessidades, seleção de materiais e recursos.



OBJETIVO(S):

Discutir correlações entre teoria e prática pedagógica no que se refere aos processos de compreensão oral e escrita em línguas estrangeiras. Analisar e preparar atividades de compreensão e expressão oral e escrita em línguas estrangeiras.


BIBLIOGRAFIA:

Gardner, D. et Miller, L. (Ed.) (1996). Tasks For Independent Language Learning. Alexandria(Virginia): Tesol.

Goh, C. (2003). Ensino Da Compreensão Oral Em Salas De Aulas De Idiomas. São Paulo:Sbs.

Harmer, J. (1998). How to teach English. Longman

Richards, J. et Renandya, W.(ed.) (2002). Methodology in language teaching. CUP.

Spratt, M., Pulverness, A. et Williams, M. (2005). The Teaching Knowledge Test (TKT) Course. CUP.

Holden, Susan. O Ensino de Língua Inglesa.SP:SSS