UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Cultura Inglesa I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE04-10082
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

- A formação do povo;

- A sociedade Anglo-saxônica;

- A transição para o mundo medieval;

- A feudalismo, o código de cavalaria, o ideal do amor cortês;

- A transição para o Renascimento;

- A Inglaterra elizabetana.



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de entender a visão da história social, política e econômica e as diversas manifestações artísticas na Inglaterra durante os períodos anglo-saxônico, medieval e elizabetano.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE04-05785 Cultura Inglesa I
 
BIBLIOGRAFIA:

The Anglo-Saxon World: An Antology.dited and translated by Kevin Crossley-Holland. G B: Oxford UP, 1991.

HAUGH, Crhistopher, Ed. The Cambridge Histórical Encyclopaedia of Great Britain and Ireland. Cambridge: C U P, 1990.

OAKLAND, John. British Civilization: An Introduction. London: Routledge,1989.

SWEET, Henry. Sweet´s Anglo-Saxon Reader in Prose and Verse. Fifteenth Edition. Revised throughout by Dorothy Whitelock. Oxford

____. U P, 1975

TREVELYAN, G. M. A Shortened History of England. London: Penguin Books, 1970.

TURVILLE-PETRE, Thorlac. England the Nation: Language, Literature and National Identity, 1290-1340. G.B.: Oxford U P, 1996.