UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Iniciação à Pesquisa em Língua Inglesa I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE04-10078
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Estudo crítico da metodologia de pesquisa dentro da área de Letras e Lingüística Aplicada.

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

a) reconhecer os métodos mais comuns de pesquisa na área de Letras e Lingüística Aplicada, bem como sua viabilidade para diferentes projetos de pesquisa

b) reconhecer e analisar criticamente as diversas abordagens de pesquisa dentro da área

c) analisar crítica e reflexivamente as estratégias de coleta de dados e tratamento de dados dentro da área de Letras e Lingüística Aplicada

d) produzir um mini-projeto que contemple uma hipótese ou um problema e um método de tratamento dos mesmos.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE04-10064 Língua Inglesa VI  ou
ILE04-05593 Língua Inglesa VI
 
BIBLIOGRAFIA:

ABNT. NBR 6023 . Informação e documentação - Referências - elaboração. Rio de Janeiro: 2000.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

CORACINI, M. J. R. F. Um fazer persuasivo - o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: Pontes/Educ, 1991.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

LAKATOS, E.et MARCONI, M de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed.rev. e amp. São Paulo: Atlas, 1991.

MORAES, R. et LIMA, V.M.R. (orgs.) Pesquisa em sala de aula - tendências para a Educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

NUNAN, D. et SWAN, M. Research Methods in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

SIGNORINI, I. et CAVALCANTI, M. C. Lingüística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.