UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Prát. de Ens. em Língua Franc. II - O Uso de Novas Tecnologias
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-10000
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Análise dos diferentes suportes utilizados na aula de FLE - internet, vídeo, gravador, CD-ROM, texto escrito, imagem impressa, dentre outros - e suas possibilidades de aplicação para o desenvolvimento das quatro competências no processo de aquisição do FLE.

OBJETIVO(S):

Habilitar o discente ao trabalho com diferentes suportes de ensino do Francês língua estran-geira.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09967 Língua Francesa II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06693 Prática de Ensino de Francês IV - Estágio Supervisionado IV
 
BIBLIOGRAFIA:

BESSE, Henri e PORQUIER, Rémy. Grammaire et didactique des langues. Paris: Didier, 1991.

CORNAIRE, Claudette. Le Point sur Ia Lecture. Collection Didactique des Langues étrangeres, Paris: CLE International, 1999

LANCIEN, Thierry. De Ia Vidéo à Internet: 80 activités thématiques. Paris: Hachette, 2004

MOIRAND, Sophie. Situations d´écrit, Compréhension, Production en Langue étrangere. Paris: CLE Intemational, 1979

PéRY-WOODLEY, Marie-Paule. Les écrits dans l´Apprentissage. Paris: Hachette, 1993

PUREN, Christian, BERTOCCHIN1, Paola. Se Former en Didactiques des Langues. Paris: Ellipses, 1998

LE FRANçAIS DANS LE MONDE, Recherches et Applications, Apprentissages des Langues et Technologies: Usages en émergence. Paris: CLE International, Janvier 2002.

LE FRANçAIS DANS LE MONDE, Recherches et A lications, Prati ues de I ´écrit. Paris: Hachette, 1993.