DESCRIÇÃO DO CURSO

ENFERMAGEM

O Curso de Graduação em ENFERMAGEM é ministrado pela Faculdade de Enfermagem - ENFER e foi reconhecido pelo Decreto Nº 26.251/49 – D.O.U. de 11/02/1949. 
O curso se destaca pela ênfase no ensino que alia a teoria e a prática oferecendo experiência concreta na comunidade, serviços de saúde e laboratórios de enfermagem a partir do 1º período do curso. Projeta-se também pelos trabalhos solidários que desenvolve e, principalmente, pelo respeito como trata o ser humano. Desenvolve vários projetos de extensão que integram o ensino com a prestação de serviços à população. Também estimula o aluno a investir na pesquisa, tanto através de sub-áreas do curso de graduação, como em projetos de pesquisa, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tem 05 (cinco) diretórios/grupos de pesquisa UERJ/CNPq. Mantém parcerias/convênios com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e também de outros Municípios e Estados. No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE realizado em 2007, o curso de Enfermagem obteve conceito 4 (nota de 0 a 5).

OBJETIVO DO CURSO

Formar profissionais críticos e reflexivos capazes de transformar a sociedade, promovendo e recuperando a saúde dos cidadãos.

DURAÇÃO E TURNO

O curso é desenvolvido no mínimo em 9 e no máximo em 14 períodos. 
O horário de funcionamento do curso é integral.

ESTRUTURA DO CURSO

Estruturado na forma de seriado, o curso compreende três sub-áreas: Assistencial, Fundamental e das Bases Biológicas e Sociais de Enfermagem.

DISCIPLINAS

São organizadas como Sub-Àreas e os alunos devem cursar obrigatoriamente: Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso e o Mundo do Trabalho, Promovendo e Recuperando a Saúde Mental, Saúde da Mulher e Atenção Integral à Saúde da Criança, Educação em Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Ética Social e Ética Profissional, Política de Saúde e Administração do Processo de Trabalho e a Assistência de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, além das Sub-Áreas como: Biologia Celular, Farmacologia, Parasitologia, Patologia Geral, Antropologia, Sociologia, Genética, entre outras.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante que pretende seguir esta carreira deve ter aptidão para cuidar do outro, valorizando o relacionamento interpessoal e investindo na qualidade de vida, além da capacidade de coordenação e controle das atividades psicomotoras.

RELAÇÃO CANDIDATO / VAGA

Veja a relação canditado/vaga no site do vestibular.

MERCADO DE TRABALHO

O enfermeiro pode atuar nas equipes multiprofissionais ou como profissional liberal em instituições de saúde da rede básica e hospitalar, escolas, comunidades, ONG's, empresas em atividades de assistência, direta e indireta, de educação, pesquisa, gerência, assessoria e consultoria.

LOCALIZAÇÃO

A Faculdade de Enfermagem da UERJ funciona nos 6º, 7º e 8º andares do Ed. Professor Paulo de Carvalho, na Av. 28 de Setembro, 157, Vila Isabel – Rio de Janeiro - RJ.

COORDENADOR DO CURSO

Professora Norma Valéria Dantas de Oliveira

CONTATOS

Tel:
E-mail: facenf@uerj.br 
Site: http://www.facenf.uerj.br/

FLUXOGRAMA

Fluxograma Enfermagem