DESCRIÇÃO DO CURSO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O Curso de Graduação em RELAÇÕES INTERNACIONAIS é ministrado pelo Departamento de Relações Internacionais e sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. O Departamento de Relações Internacionais da UERJ abrange a Graduação em Relações Internacionais (Bacharelado) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI (programa de pós-graduação strictu senso de Mestrado). O Departamento também é composto por laboratórios e núcleos de pesquisa e extensão, cujas atividades abrangem e conectam a graduação e a pós-graduação.



OBJETIVO DO CURSO


O Curso de Graduação em Relações Internacionais da UERJ tem como objetivos formar profissionais com pensamento crítico voltado para os problemas internacionais contemporâneos. Assim, o egresso deterá o conhecimento e instrumental práticos para se tornarem profissionais versáteis e capazes de atuar com autoridade, no seu campo ou em áreas correlatas.

DURAÇÃO E TURNO

O curso é oferecido nos turmas da manhã e tarde. O Bacharelado pode ser concluído em no mínimo 8 e no máximo 14 períodos.

ESTRUTURA DO CURSO

O Curso de Graduação em Relações Internacionais é estruturado na forma de créditos, conforme indicação das disciplinas, abaixo.

DISCIPLINAS

O curso se estrutura em torno de disciplinas obrigatórias específicas do campo de Relações Internacionais e disciplinas de formação básica, envolvendo diferentes áreas do conhecimento humano. Ao longo do curso o aluno cursará disciplinas eletivas que complementarão sua formação e o direcionarão à uma formação humanística e voltada para o mercado de trabalho e para a reflexão acadêmica.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante de Relações Internacionais deve apresentar senso crítico e interesse em questões políticas e econômicas contemporâneas. O gosto pela leitura e escrita também são elementos importantes ao candidato, que encontrará um curso com grande carga de leitura e debates frequentes, que ajudarão a formar seu perfil profissional.

RELAÇÃO CANDIDATO / VAGA

Veja a relação canditado/vaga no site do vestibular.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o profissional formado em Relações Internacionais está em franco crescimento no Brasil e no exterior. Oportunidades junto a organizações governamentais, não-governamentais (ONGs) e organizações internacionais são algumas das opções de trabalho para os egressos. Ademais, há oportunidades junto à iniciativa privadas, em setores ligados à economia, meio ambiente, energia, consultoria, entre outros, bem como no meio acadêmico. Finalmente, há a oportunidade no serviço público em concursos para ministérios, agências e órgãos governamentais e autarquias.

LOCALIZAÇÃO

O Departamento de Relações Internacionais da UERJ funciona no Campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20550-900, no Pavilhão João Lyra Filho, 9° andar, sala 9037, bloco F.

COORDENADOR DO CURSO

Professor Marcelo M. Valença

CONTATOS

Tel: (21) 2334-0678 (Ramal 24)
E-mail: dri@uerj.br
Site: 

FLUXOGRAMA

Fluxograma de Relações Internacionais


EMENTÁRIO

Ementário de Relações Internacionais