DESCRIÇÃO DO CURSO

FÍSICA

O curso de graduação em Física é ministrado pelo Instituto de Física Armando Dias Tavares – IFADT, nas modalidades bacharelado e licenciatura. Foi reconhecido pelo MEC em 1944, através do Decreto nº 17259/44 de 07/12/1944.

A formação do profissional em Física requer além de estudos teóricos, as práticas experimentais e, para isso, o IFADT/UERJ conta com laboratórios básicos de Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Óptica, Termodinâmica, Instrumentação para o Ensino, Física Moderna e Física Nuclear.

Visando, a interação com outras instituições de ensino e pesquisa, o IFADT/UERJ mantém convênios com instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais, onde podemos destacar: FERMILAB (EUA), ICTP (Itália), CERN (Suíça) e nacionais – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF e Observatório Nacional - ON.

OBJETIVO DO CURSO

Formar bacharéis e licenciados em Física aptos a atuar na área da pesquisa e do ensino.

DURAÇÃO E TURNO

O curso tem duração mínima de 8 (oito) períodos e máxima de 14 (quatorze) períodos. O horário do curso é Manhã/Tarde ou Tarde/Noite.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso de Física é estruturado em regime de créditos sendo oferecido aos vestibulandos, como opção conjunta, nas modalidades bacharelado e licenciatura. O curso possui um básico comum às duas modalidades, sendo que, a partir do 2º semestre, o aluno pode iniciar as disciplinas na modalidade de licenciatura e no quinto período, ele pode dar prosseguimento aos estudos, cursando as duas modalidades concomitantemente. Para conclusão do curso é exigido, nas duas modalidades, a apresentação de Monografia.

DISCIPLINAS

O aluno deverá cursar, no ciclo básico comum às duas modalidades, disciplinas obrigatórias de Física, Matemática e Química. Para concluir seu curso, optando pela modalidade bacharelado, deverá cursar ainda outras disciplinas obrigatórias e eletivas de Física. Se modalidade escolhida for licenciatura deverá cursar disciplinas obrigatórias da Física, da Educação e do CAP/UERJ e disciplinas eletivas da Física e da Educação. Nas duas modalidades, o aluno deverá apresentar uma monografia de final de curso.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante de Física deve ter interesse por atividades de investigação que envolvam fenômenos e processos naturais, raciocínio lógico e possuir capacidade de abstração de modo, a desenvolver senso crítico para sua atuação profissional.

RELAÇÃO CANDIDATO / VAGA

Veja a relação canditado/vaga no site do vestibular.

MERCADO DE TRABALHO

Como bacharel poderá atuar em empresas que desenvolvam novas tecnologias, laboratórios de imagem e em outros campos da física aplicada. Os licenciados podem atuar como professor de Física, no ensino médio das escolas da rede pública e privada.

Para ingressar no magistério superior ou atuar em pesquisa nas Universidades ou Centros de Pesquisa, o bacharel e/ou licenciado necessita complementar sua formação com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, oferecido no país ou no exterior.

LOCALIZAÇÃO

O Instituto de Física IFADT/UERJ se localiza no Campus Maracanã, na Rua São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20550-900, Pavilhão João Lyra Filho, 3º andar.

CONTATOS

Tel:
E-mail: coordgrad_if@uerj.br
Site:: www.if.uerj.br

FLUXOGRAMAS

Física (Bacharelado)

Física (Licenciatura)