DESCRIÇÃO DO CURSO

ARQUEOLOGIA

O Curso de Graduação em Arqueologia é ministrado pelo Departamento de Arqueologia e sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH. O Departamento também será composto por laboratórios e núcleos de pesquisa e extensão, cujas atividades abrangerão e conectarão a graduação e pós-graduação.



OBJETIVO DO CURSO

O Curso de Arqueologia tem por finalidade formar profissionais com pensamento crítico que possam responder às necessidades de pesquisa, análise, interpretação e conservação do patrimônio cultural, arqueológico brasileiro. A formação dada aos especialistas egressos pelo curso capacitará os mesmos para elaborar, executar, supervisionar e gerenciar projetos de pesquisas acadêmicas e de salvamento, de resgate, de preservação e de conservação do nosso patrimônio arqueológico. O profissional formado pelo curso Arqueologia da UERJ deverá ter sólida formação científica e tecnológica que o capacite a demonstrar habilidades para o desenvolvimento do pensamento lógico, domínio do conteúdo teórico e técnico em Arqueologia, habilidades para manusear, comparar, correlacionar dados e construir interpretações.

DURAÇÃO E TURNO

O curso é oferecido nos turmas da manhã e tarde. O Bacharelado pode ser concluído em no mínimo 8 e no máximo 14 períodos.

ESTRUTURA DO CURSO

O Curso de Graduação em Arqueologia é estruturado na forma de créditos, conforme indicação das disciplinas, abaixo.

DISCIPLINAS

O curso se estrutura em torno de disciplinas obrigatórias específicas do campo da Arqueologia e disciplinas interdisciplinares, envolvendo diferentes áreas que contribuem para a construção do conhecimento arqueológico. Ao longo do curso o aluno cursará disciplinas eletivas que aprofundarão seus conhecimentos, tendo por base o mercado de trabalho e a reflexão acadêmica.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante de Arqueologia deve apresentar senso crítico e interesse em questões de patrimônio, história e humanidades. O gosto pela leitura, escrita e pesquisa também são elementos importantes ao candidato, que encontrará um curso que pretende formar um profissional com sólida base de conhecimentos científicos, dotado de visão crítica da conjuntura econômica, social, política e cultural da região onde atua, e que esteja preparado para gerenciar diferentes projetos de pesquisa, sendo um profissional capaz de desenvolver pesquisas que atendam as demandas da sociedade, preocupado com a salvaguarda dos vestígios arqueológicos do país.

RELAÇÃO CANDIDATO / VAGA

Veja a relação canditado/vaga no site do vestibular.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arqueologia está em franco crescimento no Brasil, devido à inserção obrigatória da pesquisa arqueológica nos programas de estudo de impacto ambiental que, conforme prescreve a legislação brasileira, devem conter estudos arqueológicos e, assim, estabelecer estratégias de preservação do patrimônio arqueológico nacional. Há, portanto, uma crescente demanda por profissionais da Arqueologia em instituições que preservam e promovem o patrimônio cultural, empresas de engenharia, de turismo, bem como em diferentes áreas da gestão e divulgação do patrimônio cultural.

LOCALIZAÇÃO

O Departamento de Arqueologia da UERJ funciona no Campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20550-900, no Pavilhão João Lyra Filho, 9º ANDAR, BLOCO B.

COORDENADOR DO CURSO

Professor Paulo Roberto Gomes Seda

CONTATOS

Tel.: (21) 2334-0094
E-mail: arqueologiauerj@gmail.com

FLUXOGRAMA

Fluxograma de Arqueologia

EMENTÁRIO

Ementário de Arqueologia