DESCRIÇÃO DO CURSO

ODONTOLOGIA

O Curso de Graduação em ODONTOLOGIA é ministrado pela Faculdade de Odontologia - ODO e foi reconhecido pelo Decreto N0 69.955/72 – D.O.U. de em 19/01/1972. A Faculdade de Odontologia possui sete laboratórios: Prótese, Ortodontia, Dentística, Pesquisa, Materiais Dentários, Escultura Dentária e Microbiologia. Possui também: 90 consultórios distribuídos pelas suas 08 clínicas Odontológicas de Ensino. Atividades extramuros são realizadas na Escola República Argentina e Policlínica Piquet Carneiro. Um de seus principais eventos é o Encontro de Temas Livre e a Semana de Recepção de calouros., realizada todos os anos. Os principais motivos de orgulho entre os estudantes são a qualidade da Graduação, a organização didática pedagógica, a Iniciação Científica e a Monitoria. No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE realizado em 2007, o curso de Odontologia obteve conceito máximo 5.

OBJETIVO DO CURSO

Formar um profissional ético e generalista, técnico e cientificamente competente, socialmente sensível para atender ao perfil epidemiológico da comunidade, desenvolvendo ações que visem o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças buco-dentárias, especialmente as prevalentes da região.

DURAÇÃO E TURNO

Pode ser concluído no mínimo em 08 e no máximo em 18 períodos, em horário integral (manhã e tarde).

ESTRUTURA DO CURSO

O curso é dividido nos ciclos básico e profissional. No último período, o aluno desenvolve atividades práticas fora da Universidade, atuando diretamente nas comunidades.

DISCIPLINAS

O aluno deve cursar obrigatoriamente disciplinas como: Biologia Celular, Bioquímica, Genética, Histologia e Embriologia, Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Psicologia da Conduta Normal e Patológica, Patologia, Microbiologia e Imunologia, Bioestatística, Introdução das Ciências Sociais, Metodologia Científica, Materiais Dentários, Saúde Bucal Coletiva, Radiologia, Anatomia e Escultura Dental, Patologia Bucal, Oclusão, Prótese de Laboratório, Cirurgia Bucal, Estomatologia, Dentística, Periodontia, Estomatologia, Endodontia, Ortodontia, Prótese Fixa, Prótese Removível Odontopediatria, Diagnóstico Bucal, Clínica Integrada e Atividades Extra-Murais.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante que pretende seguir esta carreira, deve ter interesse para atualizar-se em novas tecnologias e pesquisas de ponta, habilidade manual, interesse humano e social, bom senso estético e compreensão das diversas reações humanas.

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA

Veja a relação canditado/vaga no site do vestibular.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de Odontologia tem a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho através do ingresso por concurso nas forças armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica, Bombeiros, Polícia Militar) em serviços públicos (Postos de saúde, hospitais, Programa de saúde da família), clínicas particulares e em empresas privadas ou públicas que desenvolvam ações voltadas para a saúde do trabalhador.

LOCALIZAÇÃO

A Faculdade de Odontologia da UERJ funciona no Edifício Paulo de Carvalho, localizado no Boulevard, 28 de Setembro, 157, 2º andar, em Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ.

COORDENADOR DO CURSO

Professora Maria Eliza Barbosa Ramos

CONTATOS

Tel:  
E-mail: odonto@uerj.br 
Site: http://www.oclusao.com.br/odonto/

FLUXOGRAMAS

Fluxograma Odontologia